A rede CENTAURO se transformou em uma vitrine para qualquer produto esportivo

CENTAURO


A rede CENTAURO se transformou em uma vitrine para qualquer produto esportivo. Os mais recentes lançamentos de tênis, vestuário e equipamentos esportivos de última geração desfilam por suas prateleiras e displays, reunidos em um mesmo ambiente entretenimento e experimentação de produtos quando o assunto é esporte. Seja ele qual for.

A história
Tudo começou com Sebastião Bonfim Filho, um jovem de 28 anos, herdeiro de um varejista de tecido de Caratinga, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, e proprietário de uma fábrica falida de balanças, que tinha uma ideia na cabeça e apenas US$ 10.500 no bolso. Era início dos anos 80, consolidava-se nos Estados Unidos o interesse pela forma física e culto ao corpo e à saúde, e praticantes de running (corridas) literalmente invadiam ruas e parques. Impressionado com o que viu no exterior, ele decidiu abrir uma loja de roupas e materiais esportivos, em abril de 1981, na vizinhança da badalada região da Savassi, em Belo Horizonte. A oferta de camisetas, calções, abrigos de moletom e tênis atraiu primeiro seus amigos, mas rapidamente a clientela cresceu. O jovem empreendedor escolheu o nome CENTAURO para seu novo negócio porque a criatura com corpo de cavalo e torso de homem tinha tudo a ver com o esporte. Soube depois que, na mitologia, os centauros eram monstros cruéis, mas não recuou e manteve o nome de sua loja. Com apenas quatro funcionários, a pequena loja já nasceu com propostas de trabalho muito bem definidas. Alta qualidade no atendimento, lançamento de produtos de última geração e padrão inovador nas instalações caracterizavam o empreendimento.


Mas o começo não foi fácil. No aprendizado sobre estoques o jovem empresário quase quebrou. Isto ocorreu em 1982. Como o inverno do ano anterior havia sido extremamente rigoroso, o empresário literalmente entupiu seu depósito de agasalhos esportivos da marca Adidas. Só que o frio não veio. Com as duplicatas vencendo, ele chamou uma costureira e lhe pediu que cortasse as mangas de seis agasalhos. No dia seguinte, vendeu todas. Repetiu a dose com todas as peças. Em poucas semanas, liquidou o estoque de aproximadamente mil agasalhos. Ao saber desse fato inusitado, um diretor da Adidas visitou a loja. “Gastamos milhares de dólares para desenvolver essa peça e o senhor manda cortar as mangas”, queixou-se ele, antes de deixar o local. Mas, no ano seguinte, a própria Adidas lançou uma linha de agasalhos com mangas curtas. Já em 1983, a CENTAURO inaugurou sua primeira loja dentro de um shopping center, visando aproveitar o grande fluxo de pessoas. Nos anos seguintes, além de apostar na onda de cuidados com a saúde e o corpo, a CENTAURO firmou parcerias com grandes fabricantes esportivos para oferecer a seus clientes os mais modernos e avançados produtos. Em 1995, iniciou seu plano de expansão com a inauguração da primeira loja no Rio de Janeiro. A rede chegou a São Paulo, somente no fim de 1999, e iniciou uma transformação no varejo esportivo da capital.


Em menos de 20 anos, o jovem empreendedor se transformou no maior vendedor de artigos esportivos do Brasil. Em 2000, saíam das gôndolas de suas lojas aproximadamente 200 mil pares de tênis Nike e outros tantos da Adidas. Pelas caixas registradoras passavam 1.3 milhões de clientes. Nesta época a CENTAURO inaugurou a primeira loja no conceito superloja (megastore) de artigos esportivos do país. Localizada no Shopping West Plaza, em São Paulo, eram cerca de 2.300m², onde os consumidores podiam utilizar pequenas quadras de basquete, futebol e até um ringue de boxe – além de comprar produtos esportivos, é claro. A divisão dos produtos por modalidade esportiva foi outro modelo adotado pela rede. Os corredores da loja reproduziam uma pista de atletismo. O cliente passava do futebol ao tênis, do judô ao surfe, da ginástica aos esportes de aventura. Havia produtos com todo tipo de tecnologia e para todos os bolsos. Seguindo o exemplo de algumas grandes redes de livrarias e lojas de eletrodomésticos, a CENTAURO tinha um objetivo claro: proporcionar lazer aos clientes para que passassem o maior tempo possível na loja, e gastassem mais.


O sucesso deste conceito de loja foi tamanho, que a rede, em pouco mais de um ano, inaugurou mais cinco unidades em São Paulo. Disponibilizando aos clientes calçados esportivos das melhores marcas e produtos para futebol, natação, corrida, basquete, ciclismo, surfe, tênis, artes marciais, moda casual e fitness, a CENTAURO cresceu vertiginosamente a partir de 2006 inaugurando lojas em vários estados brasileiros. De 44 unidades, em pouco mais de quatro anos a CENTAURO quase triplicou de tamanho em número de unidades. Além disso, marcas consagradas como Nike, Mizuno e Adidas ganharam espaços exclusivos em suas lojas, o que aumentou ainda mais o fluxo de amantes do esporte a procura dos melhores equipamentos e materiais para praticar atividades físicas.


Hoje em dia, com a missão de democratizar o esporte no país, a CENTAURO investe pesado no patrocínio de grandes eventos como a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro/Série B, os Ralis Mitsubishi Outdoor; mais de 50 corridas de rua; além do tenista Marcelo Melo e do piloto da Eurocup Formula Renault 2.0 Guilherme Silva e dos uniformes dos árbitros da Conmebol. Em maio de 2013 a rede anunciou a aquisição de uma cota para se tornar patrocinador oficial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.


A loja conceito
Em 2008, a rede inaugurou sua primeira loja conceito no badalado shopping Cidade Jardim em São Paulo. O espaço trazia a marca da inovação, tanto na arquitetura e layout, quanto na gama de produtos oferecidos e no atendimento aos clientes. Suas paredes eram escamadas e a iluminação diferenciada garantia o charme da loja. Outro grande diferencial era a disposição da pista de atletismo, marca registrada da rede CENTAURO, que saia do chão, subia pelas paredes e espalhava-se pelo mobiliário. Em seus 515m², além do mezanino com mais 212m², estavam expostos os mais exclusivos produtos esportivos das mais consagradas marcas. A loja primava pela excelência e exclusividade. Oferecia artigos top de linha e lançamentos. A loja contava ainda com um lounge, onde era possível receber com conforto clientes e que podia ser utilizado também para eventos, como tarde de autógrafos, exposições ou outras atividades vinculadas ao esporte.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1981
● Fundador: Sebastião Bonfim Filho
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo SBF
● Capital aberto: Não
● Presidente: Sebastião Bonfim Filho
● Faturamento: R$ 1.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 170
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Varejo
● Principais produtos: Tênis, vestuário, materiais e equipamentos esportivos
● Concorrentes diretos: Decathlon, Bayard, Paquetá Esportes e Netshoes (on-line)
● Ícones: A pista de atletismo interna de suas lojas
● Slogan: Seu esporte, nossa paixão.
● Website: www.centauro.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a CENTAURO, maior rede em artigos esportivos da América Latina, possui aproximadamente 170 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros, tendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro como seus maiores mercados. A grande maioria de suas lojas está localizada dentro de shopping centers. A rede ainda conta com um consolidado comércio eletrônico.

Você sabia?
● Atualmente, a cada cinco anos, novos layouts e padrões visuais são definidos e todas as lojas, inteiramente remodeladas.
● No final de 2012, a gestora GP Investimentos anunciou um investimento de R$ 450 milhões na aquisição de aproximadamente 30% do Grupo SBF, empresa que detém 100% da varejista de produtos esportivos CENTAURO.

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