Site lista as 25 melhores chuteiras dos últimos 25 anos

 site Sneaker Report divulgou uma lista em que seleciona as 25 melhores chuteiras dos últimos 25 anos. A relação aponta 10 marcas diferentes, entre as quais a Nike desponta como líder com nove modelos e a Adidas em segundo com seis. LEIA TAMBÉM: Conheça as chuteiras dos principais jogadores do mundo Algumas marcas curiosas também fazem parte da lista, como a Pelé, que pertence ao rei do futebol, e a Ryal, uma marca italiana que faz chuteiras artesanais e sob encomenda. Confira abaixo a lista e alguns jogadores que utilizaram o modelo:

Utilizada por Messi em 2009, a Adidas F50i TUNiT inicia a lista como 25ª colocadaLançada em 2006, Lotto Zhero Gravity foi eleita a 24ª colocada      A Ryal La Storia, de 2011, é um modelo artesanal e muito confortável. Foi eleita a 23ª colocada    Na 22ª colocação, a Diadora LX K Pro foi lançada em 2008      A Umbro Geometra Pro de 2011 foi eleita como a 21ª melhor    Na Copa de 2006, era a chuteira mais leve até então. A Puma V1.06 é a 20ª colocadaModelo da Puma usado por Pelé e Maradona, a King Finale de 2010 é a 19ª colocada   18ª colocada, a Under Armour Hydrastrike II foi lançada em 2012   Em 17º, está a adiPure IV, lançada em 2010Lançada em 2013, a Hypervenom Phantom é usada por Neymar. É a 16ª colocada      A Nike T90 Laser de 2011, usada por Rooney, é a 15ª colocada  Um clássico do clássico, a Nike Tiempo Ronaldinho 10R de 2006 figura em 14º   Em 13º, vem essa chuteira que poucos conhecem no Brasil, a Pele Trinity 3E K, de 2012      A Nike Vapor VIII lançada em 2012 ficou na 12ª posição    Na 11ª colocação, o site colocou esse relançamento da Nike de 2013, a Premier    Na décima posição, temos a Puma V1.10 SL, lançada em 2010               O japonês Honda utilizou a nona colocada, a Mizuno Wave Ignite de 2009Romário e Maldini usavam a Tiempo Premier na final da Copa de 1994, a oitava colocada   Em sétimo lugar, a Nike CTR360 Maestri II de 2010 foi usada por Iniesta e GansoSexta colocada, a adidas Predator Accelerator de 98 foi usada por David Beckham e Zidane    Na quinta posição, veio a Nike Mercurial Vapor III, de 2006   Em quarto, a adiPower Predator de 2011 foi usada por Van Persie   Em terceiro, ficou a Adidas Predator LZ, de 2012Amada por muitos jovens, a Nike Mercurial Vapor IX 2013 pegou em segundo lugarSelecionada como a campeã, a adidas F50 adiZero foi lançada em 2011                                                       E para você faltou alguma? Qual a melhor na sua opinião?

Barcos e Fred superam críticas e dividem a Chuteira de Ouro de 2014

Bola na rede e gols perdidos. Presença de área e pé torto. Das vaias aos aplausos. Dos aplausos, às vaias. Fred e Hernán Barcos, dois dos principais centroavantes do futebol brasileiro, desempenharam os papeis de herói e vilão ao longo de 2014. E depois de vivenciarem momentos de pressão e de glória, ganharam a Chuteira de Ouro, prêmio concedido em conjunto pela Placar e pelos canais ESPN ao artilheiro máximo da temporada no Brasil. Foi a primeira vez em 15 anos que a premiação foi dividida.

Fico muito feliz de dar esse prêmio, você mostrou muito no Grêmio e no Palmeiras. Mostrou personalidade mesmo com as criticas, manteve o foco, não se abalou com as criticas e adquiriu confiança. Tenho certeza que o Felipão também foi fundamental para seu ressurgimento no Grêmio

Túlio, que entregou o prêmio a Barcos
A vantagem até a última rodada do Campeonato Brasileiro era do argentino, camisa 9 do Grêmio. Com 29 gols e 58 pontos no ranking, ele liderava por uma margem pequena sobre o atacante do Fluminense, que marcou 28 vezes e soma 56 pontos. Porém, no domingo, o centroavante da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014 deixou sua marca na derrota para o Cruzeiro por 2 a 1. O atleta do time gaúcho passou em branco no empate por 1 a 1 com o Flamengo.
A disputa pelo troféu não deixou de ser uma espécie de redenção para os dois atletas. O centroavante sofre com críticas desde que chegou ao Grêmio, por conta de jejuns com a camisa tricolor. Neste ano, em maio, chegou a se manifestar pelo Twitter sobre os apupos e, em julho, reagiu com aplausos ao ser vaiado quando foi substituído no empate em 0 a 0 contra o Goiás.
Apesar da pressão dos torcedores e da concorrência - o jovem Lucas Coelho chegou a ser cotado em vários momentos para começar jogando -, o argentino sempre teve um discurso de respeito com os torcedores e de que não desistiria de maneira alguma.
"É um prazer muito grande, é muito difícil conseguir esse prêmio. Agradeço também ao Grêmio por essa oportunidade. Acho que aqui recebi um carinho muito grande, tanto no Grêmio como no Palmeiras. Se tem um grupo complicado, é difícil render. Tenho um treinador que me dá confiança", agradeceu Barcos.                                                                                                                       Pressão talvez maior sofreu Fred. Titular da seleção brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari, ele foi extremamente criticado pela torcida por suas atuações na Copa do Mundo - marcou apenas uma vez pela equipe, contra Camarões, na terceira rodada da fase de grupos (o gol no amistosos preparatório contra Sérvia não entrou na conta por não ser data Fifa).
Mas, com quatro gols em outubro e mais quatro em novembro, o centroavante conseguiu uma ótima arrancada para se credenciar ao prêmio. Além disso, ele terminou como artilheiro do Brasileiro com 18 gols, dois a mais do que Henrique, do Palmeiras, o que lhe rendeu uma Bola de Prata.
Chuteira de ouro - Barcos e Fred

Ranking da Chuteira de Ouro

PosiçãoJogadorGols peso 2Gols peso 1Pontos
Barcos29058
Fred29058
Henrique  25050

Umbro Velocita chega ao mercado em janeiro

A categoria de chuteiras para velocidade é a mais prolífica e, portanto, mais competitivo categoria de chuteiras no mercado.


É dominado pela Nike Mercurial, com vendas de cerca de 16 milhões de pares, seguida pela Adidas, com um número estimado de 12 milhões de pares vendidos no segmento F50. A Puma está atrás, na terceira posição, com vendas da linhaEVOSpeed, com aproximadamente 7 milhões de pares.

As chuteiras de velocidade anteriores da Umbro ofereceram pouca razão para ser compradas, em comparação com as marcas líderes.

Para se tornar um protagonista na categoria, a fabricante está bem perto de oferecer algo radicalmente novo e diferente.

Baseado em torno das necessidades do jogador de velocidade, a Umbrodesenvolveu um novo modelo. Ela se chamará Umbro Velocita.


A Umbro Velocita foi criada com o DNA baseado em aceleração, agilidade e agressividade, para traduzir a capacidade de ir, parar, virar e ir novamente. Para ter em mente a capacidade de correr mais rápido, por mais tempo, em qualquer direção.


Umbro Velocita representa uma nova geração de chuteiras de velocidade onde leveza é importante, mas ser capaz de mover-se rapidamente em todas as direções é tão importante quanto.


Como principal elemento de design, seu estilo minimalista e agressivo apresenta o uso de bases foscas com detalhes de brilho, gráficos pixelizados e o uso sofisticado de cores brilhantes.


O modelo, que deve chegar ao mercado ainda este mês, foi desenvolvida e testada em colaboração com a Universidade de Loughborough.


Umbro Velocita PRO HG trará as seguintes especificações:
  • Cabedal 100% em microfibra super leve, com colagens térmicas das camadas de microfibra;
  • A-Frame Support - camadas termocoladas que oferecem suporte ao pé em ambas as laterais, em suas porções mediais, para um ajuste excepcional;
  • Contraforte integrado para maior proteção e ajuste do pé;
  • Novo solado com travas configuradas individualmente combinando cônicas, para giros, e longitudinais, para arranques e paradas;
  • Sulcos articulados para imitar e reforçar o movimento natural do pé;
  • Travas com facetas em formato de diamante, que permitem flexão do antepé e do médio-pé, para a velocidade máxima.


As primeiras chuteiras serão nas cores preto/rosa/azul e branco/cinza/rosa.

Seu peso, segundo a fabricante, será de 165 gramas.

A CHUTEIRA DE FUTEBOL IDEAL NÃO FARÁ DE VOCÊ O MELHOR JOGADOR DO TIME

Chuteira para campo de futebol
VALORIZE O SEU ESTILO DE JOGO
Antes de tudo, antes ainda de começar a pensar na cor ou modelo modelo de chuteira, você deve conhecer o seu estilo. Cada jogador de futebol conta com uma forma única de jogar bola. Muitos jogadores quando estão em formação costumam testar diferentes posições até saber qual o melhor lugar em campo para atuar. Por exemplo, um meia pode tanto jogar no meio de campo como mais avançado. Pensando nisso, basicamente você pode ocupar uma dessas posições aqui:
  • Goleiro: você precisará ter uma boa tração de arrancada e uma capacidade de se mover muito rapidamente, a maioria das vezes de forma lateralmente para garantir uma defesa ágil.
  • Defesa: a escolha de uma chuteira para atuar nessa posição precisa oferecer um pouco mais de proteção, mas ao mesmo tempo ela precisa contar com um passe limpo.
  • Meio de Campo: um bom meia precisa saber passar e chutar excelentemente bem, além de precisar jogar por 90 minutos com total conforto nos pés.
  • Lateral: a chuteira de um bom lateral tem a necessidade de acelerar e mudar de direção rapidamente.
  • Atacante: a chuteira para quem quer jogar no ataque deve proporcionar um peso mínimo para garantir movimentos explosivos e também contar com uma zona limpa de chute.
[Saiba mais em: Como jogar futebol: tutorial com dicas para ser boleiro profissional]

ESCOLHENDO A CHUTEIRA DE ACORDO COM O GRAMADO E OS PASSES QUE VOCÊ FAZ

Escolhendo a chuteira de acordo com o gramado e seus passes
Se você estiver indo jogar em um campo de futebol molhado, com lama, você não vai querer um par de chuteiras qualquer. Cada terreno conta com a sua chuteira ideal. Antes de passar na loja para comprar sua chuteira, você precisa saber qual o tipo de campo que vai jogar com mais frequência, seja ele em uma grama sintética, natural ou quadra coberta. Dentre todas as opções possíveis, as chuteiras podem ser classificadas em seis grandes grupos:
  • Chuteiras para grama alta: são chuteiras que são usadas para o gramado natural e seco. Mas como muitos jogadores usam os modelos em grama artificial, de certo modo, empresas já estão passando a vender e anunciar os modelos também para esse tipo de solo.
  • Chuteiras para grama baixa: são modelos para serem usados em um gramado mais suave, o famoso “gramado tapete”. Caso o campo esteja um pouco molhado, a chuteira se sai muito bem em condições mais úmidas também. Esse modelo de chuteiras conta com menos travas justamente para dar mais agilidade ao jogador, já que assim elas se tornam mais leves.
  • Chuteiras para grama sintética: as chuteiras para grama sintética ainda são modelos muito novos e contam com poucos anos de desenvolvimento. As chuteiras para grama sintética são destinadas para superfícies de relva e não devem ser usadas como chuteiras para grama alta.
  • Chuteiras para terreno duro: trata-se de uma opção ideal para quem joga em superfícies bastante secas ou com pouca grama. Elas contam com travas maiores e por isso podem até ser calçadas para jogar na neve, além do gramado duro.
  • Chuteiras para campo intermediário: essa é a escolha que muitos fazem porque ela se adapta muito bem tanto em um gramado mais alto como em um gramado mais baixo. A chuteira ideal para o jogador de final de semana.
  • Chuteira para quadras cobertas: estes modelos são destinados para quadras de futebol fechadas e cobertas. Conta com a sola lisa, não contendo travas, e por isso possui muita aderência ao solo, fornecendo uma boa arrancada dentro de quadra.
[Acesse: Campo de futebol: dicas de como fazer um para você] [to_like id=”3655″]

LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O MATERIAL DA CHUTEIRA

Os diferentes materiais e couros das chuteiras de futebol
Dos diferentes modelos disponíveis no mercado, o jogador também precisará levar em consideração o material em que é feito a língua da chuteira. Empresas ainda fabricam chuteiras com detalhes em couro natural ou sintético, mas os testes com novos materiais são realizados de tempos em temos a fim de fornecer ainda mais opções e conforto ao pé do jogador. Abaixo seguem os modelos hoje disponíveis no mercado mundial:
  • Couro K-leather: foi por muito tempo o único material em que o jogador contava como acabamento para a chuteira de campo. Ele continua sendo utilizado, mas deixou de ganhar força ao longo do tempo devido a novas tecnologias empregadas. Mas se você está a procura de uma chuteira que molde bem no pé, proporcionando muita durabilidade, a chuteira em couro k-leather é a sua melhor escolha.
  • Couro Natural: couro natural, seja ele de que pele de animal for, normalmente é utilizado em chuteiras com nível mais top. Ela oferece ainda uma sensação realmente única ao contato com a bola, sendo um material muito interessante de se considerar.
  • Couro Sintético: este parece o futuro em que as empresas estão indo. Marcas como Nike e Adidas estão se empenhando na produção de couro sintético que chegue o mais próximo do couro natural. Além disso, eles são capazes de adicionar outras características, como ser impermeável. Eles estão sendo pensados justamente para repensar a matéria-prima da indústria de chuteiras, deixando de usar o couro animal para implementar de vez o couro sintético e o desempenho tem sido praticamente o mesmo.
  • Material Sintético: este tipo de material está servindo para oferecer uma experiência completamente diferente para os jogadores. Chuteiras confeccionadas a partir de material sintético tendem a apresentar e a oferecer aos jogadores as mesmas condições de quem usa uma chuteira com couro natural. Porém, costumam ter um preço mais acessível.
  • Mesh: trata-se de um material tendência para chuteiras. Ele nasceu nos tênis de corrida e graças a sua natureza fina, a chuteira feita em mesh proporciona uma leveza sem igual para quem a calça. A desvantagens é que o material permite a entrada de umidade na chuteira, o que pode ocasionar um maior peso e deixar seus pés molhadas durante uma partida com chuva.

O PESO DA CHUTEIRA

Outro atributo muito interessante para melhorar a performance dentro de campo é o peso da chuteira. Nos últimos 20 anos, as chuteiras passaram a receber novos materiais e tecnologias permitindo que elas ganhassem cada vez mais leveza e conforto. A partir da última Copa do Mundo, em 2010, elas ultrapassaram a marca de 266 gr em média para alcançar a marca de 220 gr. Não parece muito, mas esse número ajuda a fazer diferença na resistência de um jogador durante uma partida. É mais resistência para o jogador, por assim dizer. Modelos de chuteiras da Puma, Adidas, Nike, entre outras, já focam o menor peso e inclusive materiais mais modernos.

AS DIFERENTES CATEGORIAS DE CHUTEIRAS

Já reparou que ao lado do nome da chuteira aparece também uma palavra em inglês junto? Então, esta palavra significa o modelo da chuteira. Hoje no mercado podemos encontrar cinco diferentes categorias de chuteiras:
  • Chuteiras Control: ajuda a ter um maior controle da bola, auxiliando jogadores que precisam de controle rápido e sólido.
  • Chuteiras Power: oferece aos jogadores uma potência adicional quando precisar de chutes mais de longe, performance ganha por causa da tecnologia empregada em todo o bico da chuteira.
  • Chuteiras Speed: a categoria mais leve do mercado, destinada principalmente para jogadores que buscam velocidade e explosão no momento inicial da corrida.
  • Chuteiras Hybrid: essas chuteiras parecem contar com diferentes estilos, proporcionando um bom controle de bola e velocidade, por exemplo. Destaque também para a tecnologia empregada na chuteira.
  • Chuteiras Heritage: fornece uma chuteira com conceito confortável e durável. Menos tecnologia, mais couro!

DESCUBRA O FORMATO DO SEU PÉ

Talvez o que nem todos os jogadores de futebol saibam é que uma chuteira se encaixará de maneira diferente. Isso acontece pelo fato de que cada um conta com um formato único do pé. Recomendamos você a entrar em uma loja física de esportes para conseguir calçar diferentes modelos de chuteiras e, a partir daí, ver a que melhor se encaixa no seu pé. Outra coisa que você pode fazer é pedir para experimentar uma chuteira de um amigo antes ou após o treino de futebol. Pergunte a ele também sobre o que ele está achando de jogar, quais são seus pontos fracos e fortes. Fazer isso pode ajudar e muito você a comprar a sua.

NÃO ESCOLHA UM PAR MUITO GRANDE, NEM MESMO UM MUITO PEQUENO

Fique atento ao espaço entre os dedos e o bico da chuteira. Se você tiver muito espaço entre este vão, quer dizer que a chuteira está muito grande. Já o contrário, se não tiver quase nenhum espaço, isso pode ser porque a chuteira seja muito pequena para o seu pé.
Um dos erros mais comuns que os jogadores costumam fazer é não usar o tamanho certo de chuteira. Portanto, não caia nessa armadilha. Escolha um par que ambos os pés tenham um espaço em seu bico, assim como também na largura do pé. Ela não pode apertar seu pé e para você jogar bem, precisará estar calçando chuteiras confortáveis para tal.