A CHUTEIRA DE FUTEBOL IDEAL NÃO FARÁ DE VOCÊ O MELHOR JOGADOR DO TIME

Chuteira para campo de futebol
VALORIZE O SEU ESTILO DE JOGO
Antes de tudo, antes ainda de começar a pensar na cor ou modelo modelo de chuteira, você deve conhecer o seu estilo. Cada jogador de futebol conta com uma forma única de jogar bola. Muitos jogadores quando estão em formação costumam testar diferentes posições até saber qual o melhor lugar em campo para atuar. Por exemplo, um meia pode tanto jogar no meio de campo como mais avançado. Pensando nisso, basicamente você pode ocupar uma dessas posições aqui:
  • Goleiro: você precisará ter uma boa tração de arrancada e uma capacidade de se mover muito rapidamente, a maioria das vezes de forma lateralmente para garantir uma defesa ágil.
  • Defesa: a escolha de uma chuteira para atuar nessa posição precisa oferecer um pouco mais de proteção, mas ao mesmo tempo ela precisa contar com um passe limpo.
  • Meio de Campo: um bom meia precisa saber passar e chutar excelentemente bem, além de precisar jogar por 90 minutos com total conforto nos pés.
  • Lateral: a chuteira de um bom lateral tem a necessidade de acelerar e mudar de direção rapidamente.
  • Atacante: a chuteira para quem quer jogar no ataque deve proporcionar um peso mínimo para garantir movimentos explosivos e também contar com uma zona limpa de chute.
[Saiba mais em: Como jogar futebol: tutorial com dicas para ser boleiro profissional]

ESCOLHENDO A CHUTEIRA DE ACORDO COM O GRAMADO E OS PASSES QUE VOCÊ FAZ

Escolhendo a chuteira de acordo com o gramado e seus passes
Se você estiver indo jogar em um campo de futebol molhado, com lama, você não vai querer um par de chuteiras qualquer. Cada terreno conta com a sua chuteira ideal. Antes de passar na loja para comprar sua chuteira, você precisa saber qual o tipo de campo que vai jogar com mais frequência, seja ele em uma grama sintética, natural ou quadra coberta. Dentre todas as opções possíveis, as chuteiras podem ser classificadas em seis grandes grupos:
  • Chuteiras para grama alta: são chuteiras que são usadas para o gramado natural e seco. Mas como muitos jogadores usam os modelos em grama artificial, de certo modo, empresas já estão passando a vender e anunciar os modelos também para esse tipo de solo.
  • Chuteiras para grama baixa: são modelos para serem usados em um gramado mais suave, o famoso “gramado tapete”. Caso o campo esteja um pouco molhado, a chuteira se sai muito bem em condições mais úmidas também. Esse modelo de chuteiras conta com menos travas justamente para dar mais agilidade ao jogador, já que assim elas se tornam mais leves.
  • Chuteiras para grama sintética: as chuteiras para grama sintética ainda são modelos muito novos e contam com poucos anos de desenvolvimento. As chuteiras para grama sintética são destinadas para superfícies de relva e não devem ser usadas como chuteiras para grama alta.
  • Chuteiras para terreno duro: trata-se de uma opção ideal para quem joga em superfícies bastante secas ou com pouca grama. Elas contam com travas maiores e por isso podem até ser calçadas para jogar na neve, além do gramado duro.
  • Chuteiras para campo intermediário: essa é a escolha que muitos fazem porque ela se adapta muito bem tanto em um gramado mais alto como em um gramado mais baixo. A chuteira ideal para o jogador de final de semana.
  • Chuteira para quadras cobertas: estes modelos são destinados para quadras de futebol fechadas e cobertas. Conta com a sola lisa, não contendo travas, e por isso possui muita aderência ao solo, fornecendo uma boa arrancada dentro de quadra.
[Acesse: Campo de futebol: dicas de como fazer um para você] [to_like id=”3655″]

LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O MATERIAL DA CHUTEIRA

Os diferentes materiais e couros das chuteiras de futebol
Dos diferentes modelos disponíveis no mercado, o jogador também precisará levar em consideração o material em que é feito a língua da chuteira. Empresas ainda fabricam chuteiras com detalhes em couro natural ou sintético, mas os testes com novos materiais são realizados de tempos em temos a fim de fornecer ainda mais opções e conforto ao pé do jogador. Abaixo seguem os modelos hoje disponíveis no mercado mundial:
  • Couro K-leather: foi por muito tempo o único material em que o jogador contava como acabamento para a chuteira de campo. Ele continua sendo utilizado, mas deixou de ganhar força ao longo do tempo devido a novas tecnologias empregadas. Mas se você está a procura de uma chuteira que molde bem no pé, proporcionando muita durabilidade, a chuteira em couro k-leather é a sua melhor escolha.
  • Couro Natural: couro natural, seja ele de que pele de animal for, normalmente é utilizado em chuteiras com nível mais top. Ela oferece ainda uma sensação realmente única ao contato com a bola, sendo um material muito interessante de se considerar.
  • Couro Sintético: este parece o futuro em que as empresas estão indo. Marcas como Nike e Adidas estão se empenhando na produção de couro sintético que chegue o mais próximo do couro natural. Além disso, eles são capazes de adicionar outras características, como ser impermeável. Eles estão sendo pensados justamente para repensar a matéria-prima da indústria de chuteiras, deixando de usar o couro animal para implementar de vez o couro sintético e o desempenho tem sido praticamente o mesmo.
  • Material Sintético: este tipo de material está servindo para oferecer uma experiência completamente diferente para os jogadores. Chuteiras confeccionadas a partir de material sintético tendem a apresentar e a oferecer aos jogadores as mesmas condições de quem usa uma chuteira com couro natural. Porém, costumam ter um preço mais acessível.
  • Mesh: trata-se de um material tendência para chuteiras. Ele nasceu nos tênis de corrida e graças a sua natureza fina, a chuteira feita em mesh proporciona uma leveza sem igual para quem a calça. A desvantagens é que o material permite a entrada de umidade na chuteira, o que pode ocasionar um maior peso e deixar seus pés molhadas durante uma partida com chuva.

O PESO DA CHUTEIRA

Outro atributo muito interessante para melhorar a performance dentro de campo é o peso da chuteira. Nos últimos 20 anos, as chuteiras passaram a receber novos materiais e tecnologias permitindo que elas ganhassem cada vez mais leveza e conforto. A partir da última Copa do Mundo, em 2010, elas ultrapassaram a marca de 266 gr em média para alcançar a marca de 220 gr. Não parece muito, mas esse número ajuda a fazer diferença na resistência de um jogador durante uma partida. É mais resistência para o jogador, por assim dizer. Modelos de chuteiras da Puma, Adidas, Nike, entre outras, já focam o menor peso e inclusive materiais mais modernos.

AS DIFERENTES CATEGORIAS DE CHUTEIRAS

Já reparou que ao lado do nome da chuteira aparece também uma palavra em inglês junto? Então, esta palavra significa o modelo da chuteira. Hoje no mercado podemos encontrar cinco diferentes categorias de chuteiras:
  • Chuteiras Control: ajuda a ter um maior controle da bola, auxiliando jogadores que precisam de controle rápido e sólido.
  • Chuteiras Power: oferece aos jogadores uma potência adicional quando precisar de chutes mais de longe, performance ganha por causa da tecnologia empregada em todo o bico da chuteira.
  • Chuteiras Speed: a categoria mais leve do mercado, destinada principalmente para jogadores que buscam velocidade e explosão no momento inicial da corrida.
  • Chuteiras Hybrid: essas chuteiras parecem contar com diferentes estilos, proporcionando um bom controle de bola e velocidade, por exemplo. Destaque também para a tecnologia empregada na chuteira.
  • Chuteiras Heritage: fornece uma chuteira com conceito confortável e durável. Menos tecnologia, mais couro!

DESCUBRA O FORMATO DO SEU PÉ

Talvez o que nem todos os jogadores de futebol saibam é que uma chuteira se encaixará de maneira diferente. Isso acontece pelo fato de que cada um conta com um formato único do pé. Recomendamos você a entrar em uma loja física de esportes para conseguir calçar diferentes modelos de chuteiras e, a partir daí, ver a que melhor se encaixa no seu pé. Outra coisa que você pode fazer é pedir para experimentar uma chuteira de um amigo antes ou após o treino de futebol. Pergunte a ele também sobre o que ele está achando de jogar, quais são seus pontos fracos e fortes. Fazer isso pode ajudar e muito você a comprar a sua.

NÃO ESCOLHA UM PAR MUITO GRANDE, NEM MESMO UM MUITO PEQUENO

Fique atento ao espaço entre os dedos e o bico da chuteira. Se você tiver muito espaço entre este vão, quer dizer que a chuteira está muito grande. Já o contrário, se não tiver quase nenhum espaço, isso pode ser porque a chuteira seja muito pequena para o seu pé.
Um dos erros mais comuns que os jogadores costumam fazer é não usar o tamanho certo de chuteira. Portanto, não caia nessa armadilha. Escolha um par que ambos os pés tenham um espaço em seu bico, assim como também na largura do pé. Ela não pode apertar seu pé e para você jogar bem, precisará estar calçando chuteiras confortáveis para tal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário