Ela foi a primeira loja da marca fora do seu país de origem, os Estados Unidos. Sofreu uma ampla reforma e foi reinaugurada em 2010 sob o título de “a maior loja da Nike do mundo”. Esta é aNiketown de Londres, que o MKT Esportivo visitou e abre o ano de 2015 com esta matéria especial.
Localizada no coração da cidade londrina, mais precisamente na saída do metrô Oxford Circus, a Niketown conta com 42 mil metros quadrados e quatro andares inteiros dedicados aos esportes que a marca investe fortemente, como atletismo, basquete, futebol, tênis, skate e futebol-americano.
Para o andar dedicado ao futebol, destacam-se a linha completa de uniformes das equipes patrocinadas pela marca do swoosh. Manchester City, Barcelona, Juventus, Roma, Inter deMilão, Galatasaray e até um pequeno local dedicado ao modesto Queens Park Rangers. Licenciamento de clubes brasileiros? Nem um chaveiro.
Agora um atleta global, Neymar é figura carimbada em cada canto da loja no andar dedicado ao esporte mais popular do planeta. Seja no espaço da linha Nike FC, ao qual faz parte, nas camisas do Barcelona que estão expostas e que 99% levam o seu nome, ou na linha Hypervenom, que o craque calça. Enfim, o atacante da seleção brasileir tem um prestígio inabalável neste seu atual momento.
E o gajo? Claro que não poderia faltar. Além de um grande destaque de sua nova chuteira, aMercurial Superfly IV CR7, o que mais nos chamou atenção foi a experiência de marca que os clientes passam dentro da Niketown quando optam por adquirir uma chuteira. Em dúvida entre as linhas Magista, Hypervenom e Mercurial, o consumidor tem à sua disposição um pequeno gramado society para testar os modelos já em plena atividade.
Além deste espaço, os clientes que desejam personalizar a chuteira adquirida, com nome, bandeira do país e/ou escudo de alguns clubes (todos europeus), há também um local dedicado a este serviço, que conta também com uma ambientação feita a partir de antigas camisas autografadas e outros modelos que já fizeram sucesso na história da gigante norte-americana.
A já citada experiência de pré-venda está disponível também no espaço dedicado ao running. Por lá, há diversos profissionais especializados que indicam os melhores calçados de acordo com o perfil do cliente. Se é para algo profissional, para um lazer diário, ou aquele atleta de final de semana, os funcionários aconselham e até mesmo forçam você a utilizar os aparelhos que estão disponíveis para que sinta o produto que mais se adequa ao seu estilo de vida.
Para os fãs de basquete, imagens de LeBron James, Kevin Durant, Carmelo Anthony eKrye Irving estão pelas paredes e uma ampla linha de produtos disponíveis. Para a Air Jordan, o destaque é ainda maior, com um espaço exclusivo para a marca da lenda MJ23.
Sentimos falta de Kobe Bryant, que não possui nenhum produto licenciado com sua marca.
Já os locais dedicados ao tênis, futebol americano e skate (linha SB), são naturalmente menores que os esportes já apresentados. Ainda assim, a ampla gama de produtos à disposição é sempre o que mais chama a atenção neste templo do consumo.
Na primeira modalidade, há um silencioso duelo por exposição entre os produtos de Roger Federer e Rafael Nadal. A partir da estátua do suíço e do tênis fruto de uma parceria com o eterno camisa 23 do Bulls, pode-se imaginar quem leva a melhor na loja londrina.
Para os fãs da NFL, moletons, camisas oficiais, gorros, calçados e até protótipos de capacetes estão à venda. Para os skatistas, além da atual linha SB, há uma bacana linha do tempo com a evolução dos calçados da marca especificamente para o público do sk8.
Fã ou não de esporte, aos que viajarem a Londres, a NikeTown é uma parada obrigatória para visitação. A infinidade de produtos e a imersão neste grandioso universo da marca do swoosh contam como uma experiência fantástica e que vale a pena dedicar algumas horas para explorá-lo.