Pelé: Se fosse brigar quando fui chamado de negro, processaria todo mundo

Resultado de imagem para pele o filmeAs polêmicas recentes envolvendo episódios de racismo no futebol são encaradas por Pelé como exageradas. Para ele, a indiferença seria a melhor resposta para "bandidos e doentes" que vão para os estádios para praticar a segregação.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Edson Arantes do Nascimento lembra que, ao longo de sua carreira nos campos, foi vítima de vários episódios de racismo em diversas partes do mundo, mas sempre preferiu ignorar os agressores.

"Xingavam, mas nunca houve essa preocupação, essa atenção que foi dada para os que gostam de segregar. Se eu fosse brigar todas as vezes que me chamaram de negro nos Estados Unidos, na Europa, na América Latina e no Brasil, eu ainda estaria processando todo mundo", afirma o Rei do Futebol.

A entrevista foi dada, nesta terça-feira (10), em Curitiba. Pelé esteve na capital paranaense para participar do lançamento de 19 cursos de pós-graduação à distância na área esportiva, que serão ofertados a partir deste ano pelo Grupo Uninter em todo o país. Entre as novas formações estão Gestão Profissional do Futebol, Direito Desportivo e Políticas Públicas para o Esporte. "Uma das grandes experiências que eu tive foi quando saí do Brasil e passei seis anos nos Estados Unidos. Lá, o futebol e todas as modalidades são muito mais valorizados nas escolas e universidades que no Brasil. Aqui, a profissionalização do esporte está atrasada", disse Pelé.

Esse foi um dos primeiros compromissos públicos em que Pelé esteve presente após 16 dias internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no final de 2014. O Rei do Futebol contou como foi o período de internação e também falou sobre a crise na administração dos clubes brasileiros, a torcida única em grandes clássicos e o desempenho da seleção brasileira.

Confira abaixo a íntegra da entrevista:

Saúde

O que mudou na sua agenda após o problema de saúde?

Na realidade, na agenda não mudou nada. Acabo de chegar da África, da final da Copa da África. Parei uns 30 dias quando tive a infecção hospitalar. Graças a Deus, me recuperei e estou aí. Continuo cumprindo agenda. Vamos ter agora esta semana do Carnaval, que vou descansar. Logo após, a gente já começa a atender uns compromissos que, por causa da internação, eu tive que cancelar. Às vezes, eu brinco: estou pronto para outra. Mas não quero outra não. [risos]

Teve algum momento mais complicado dentro do hospital?

Na realidade, eu não tive muito problema não. O que talvez tenha assustado um pouco o pessoal foi o anúncio que o Pelé tinha ido para a UTI. Realmente eu fui para a UTI, mas era para mais proteção. Começamos a receber muitas visitas no meu quarto de parentes dos internados. Eles batiam na minha porta e queriam tirar foto. Como ficou muito forte essa pressão, [os médicos] falaram: "A gente vai colocar você em uma UTI porque aí a gente te preserva". Eu falei: "Ótimo". Graças a Deus, já passou.

Pelé e Edson

Antes da Copa, em entrevista à Folha, você falou que o Edson cuidava do Pelé. Como estão hoje o Edson e o Pelé?

O Edson continua cuidando do Pelé, sem dúvida nenhuma. O Pelé é mais popular, mais famoso, não sofre tanto. Para segurar a barra do Pelé, quem vai para a igreja, quem vai comungar, confessar, é o Edson. É o Edson que segura essa barra. Se você vai para qualquer canto do Brasil e diz que esteve com o Edson, passa batido. Mas, se você fala que almoçou com o Pelé, aí já é diferente. Coitado do Edson. O Edson sofre. [risos]
Resultado de imagem para Pelé: Se fosse brigar quando fui chamado de negro, processaria todo mundo
Como você vê o seu título de Rei?

Eu até já acostumei a ser chamado de Rei, apesar de pagar os meus impostos e não ter nenhuma regalia. O único país que não tem nenhuma regalia ao rei é no Brasil [risos]. Não tem direito nenhum, mas é uma grande responsabilidade. Como eu sempre falei, o Edson toma conta do Rei Pelé e procura não deixar o Pelé fazer muita bobagem por aí, não errar muito.

Racismo

Temos tido casos de racismo no futebol. Como você vê essa repercussão e isso continuar ocorrendo?

Na minha maneira de entender, eu acho que deram muita ênfase a essa coisa do ser humano. Tem dificuldade e racismo contra o japonês, contra o gordo, contra o negro. No tempo em que eu era jogador profissional, era a mesma coisa. Xingavam, mas nunca houve essa preocupação, essa atenção que foi dada para os que gostam de segregar. Eles não são torcedores normais, são doentes que vão para os estádios e ficam ofendendo. Se todos fizessem como o Daniel [Alves], quando jogaram uma banana quando ele foi bater o escanteio, descascassem a banana, comessem e não fizessem nada, nunca mais ninguém ia fazer nada. O grande problema é que dão atenção a esses malucos que vão para o jogo, que não são torcedores, são bandidos.

Você vê como um certo exagero toda essa repercussão?

Claro, sem dúvida nenhuma. Infelizmente, nós temos o racismo no Brasil com o japonês, o negro, o gordo. Se eu fosse brigar todas as vezes que me chamaram de negro nos Estados Unidos, na Europa, na América Latina e no Brasil, eu ainda estaria processando todo mundo.

Ídolos marcam e São Paulo vence o XV de Piracicaba











Love faz exames e já treina no CT Joaquim Grava


LOVE TRABALHA COM GUERRERO EM SEU PRIMEIRO TREINO NO CORINTHIANS

Com o Corinthians na Colômbia para a partida contra o Once Caldas, os jogadores não relacionados para a viagem treinaram na tarde desta terça-feira no CT do Parque Ecológico. O reforço Vagner Love esteve entre os que trabalharam na zona leste de São Paulo.
Anunciado na última sexta-feira - véspera da eleição presidencial que manteve o grupo da situação no poder do clube -, o atacante de 30 anos só assinou contrato nesta terça. Aprovado nos exames médicos, começou a conviver com alguns de seus novos companheiros.
A atividade tinha garotos que participaram da campanha vitoriosa na última Copa São Paulo de juniores, como Guilherme Arana e Gustavo Tocantins. Também trabalharam com Vagner Love atletas que não reuniram, na visão do técnico Tite, condições físicas ou técnicas para ir a Manizales, casos de Cristian e Ángel Romero.
O reforço teve ainda contato com Paolo Guerrero, com quem vai disputar posição no comando do ataque. Sua contratação foi, além de reforço técnico, trunfo na difícil negociação pela renovação do contrato do peruano, cujo compromisso atual expira em julho.

Cestinha da temporada, Harden marca 40 pontos e Rockets batem Suns

Cestinha da temporada 2014/2015 da NBA até o momento, James Harden está impossível. Na madrugada desta quarta-feira, o barbudo norte-americano anotou nada menos que 40 pontos na vitória de sua equipe, o Houston Rockets, sobre o Phoenix Suns, por 127 a 118, fora de casa.
Harden lidera a maior pontuação da liga norte-americana com uma média de 27,7 acertos por partida. LeBron James, 26 tentos por jogo, é o segundo colocado.
Além de ter sido o cestinha do confronto, James por pouco não anotou um duplo-duplo, já que apanhou 12 rebotes e deu nove assistências. Com a metade dos pontos feitos por Harde, Josh Smith foi o segundo maior pontuador do time texano. Pelos Suns, o destaque foi Eric Bledsoe, que registrou 32 acertos.
Com 36 vitórias e 16 derrotas, os Rockets seguem na terceira posição da Conferência Oeste, enquanto o Phoenix Suns, 29 triunfos e 25 reveses, ocupa o oitavo lugar, última vaga que leva aos playoffs da NBA.
O armador James Harden ajudou com 40 pontos na vitória dos Rockets sobre os Suns (Foto: Christian Petersen)© Fornecido por Gazeta Esportiva O armador James Harden ajudou com 40 pontos na vitória dos Rockets sobre os Suns (Foto: Christian Petersen)
Uma posição acima do Houston Rockets está o Memphis Grizzlies, que derrotou o Brooklyn Nets, por 95 a 86, em casa. Zach Randolphfoi o nome do jogo, com 19 pontos computados. O time de Nova York, com 21 vitórias e 31 derrotas, é o nono colocado do Leste.
Na contramão de Houston e Memphis, o Los Angeles Lakers permanece no buraco. Desfalcado de seu melhor jogador – Kobe Bryant - pelo restante da temporada, a representação californiana conheceu a quinta derrota consecutiva.
O algoz da vez foi o Denver Nuggets, que venceu por 106 a 96 em plena Los Angeles. Ty Lawson foi o melhor em quadra e anotou um duplo-duplo de 32 pontos e incríveis 16 assistências. Carlos Boozer, 21 acertos e dez rebotes, foi o destaque dos Lakers.
Confira os outros resultados de terça-feira pela NBA:
Charlotte Hornets 78 x 106 Detroit Pistons
Chicago Bulls 104 x 86 Sacramento Kings

Once Caldas X Corinthians: Com larga vantagem, Timão tenta confirmar vaga na fase de grupos da Libertadores

O Corinthians terá mais uma grande decisão nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), quando enfrenta o Once Caldas, em Manizales, na Colômbia. O jogo é valido pela volta da Pré-Libertadores, que vale vaga na fase de grupos da competição.
Na primeira partida, o Corinthians não deu sopa para o azar e venceu por 4 a 0 o adversário. A vantagem é longa, mas o time paulista não pretende "sentar" no resultado. O fantasma do Tolima, que eliminou a equipe na mesma fase há cinco anos, e Tite prega calma contra comemorações antecipadas.
"Não o fantasma, porque tenho mais medo do real. A grandeza do Once Caldas e a grandeza do Corinthians. O resultado que fizemos em casa foi mais dilatado, talvez o mais justo seriam três gols. O importante é a equipe de novo jogar bem, de novo reproduzir desempenho", afirmou o treinador.Na Arena, o Corinthians teve duas baixas importantes. Guerrero e Fábio Santos foram expulsos e estão suspensos para a partida de volta. Na lateral, Tite já confirmou a entrada de Uendel. No ataque, Luciano e Danilo disputam a posição do camisa 9.
Já na defesa, Felipe deve manter a vaga de titular. O zagueiro tem a concorrência de Edu Dracena, que disputou o clássico contra o Palmeiras, mas apesar de algumas desconfianças da torcida, ele foi poupado no final de semana e vai para o jogo.
O técnico Tite mostrou preocupação com as atuações da equipe fora de casa: "O Corinthians tem uma ideia e coloquei como desafio para os atletas. As equipes não têm o mesmo desempenho fora e dentro de casa. Quanto menor essa diferença for, mais maturidade o time vai ter. Vai jogar, triangular, infiltrar, jogar igual", completou o comandante.
ONCE CALDAS X CORINTHIANS
Pré-Libertadores
Local: Estádio Palogrande (Manizales, Colômbia) Data: 11/02/2015 Horário: 22h (horário de Brasília)

Umbro UX-1 nas cores dark navy/white/blue atoll

Umbro lançou essa semana um novo esquema de cores da Umbro UX-1. Ela chegou ao mercado nas cores dark navy/white/blue atoll.


Umbro UX-1 foi desenvolvida para ser uma control boot, mas, com seu design agressivo, ela tem todos os "requintes de força" de uma power boot.


O cabedal da Umbro UX-1 foi construído com um material sintético leve que não absorve água.


Com elementos emborrachados ao longo do peito do pé, a Umbro UX-1 promete potencializar o toque e controle de bola, pesando 280 gramas.


O solado em TPU proporciona flexibilidade, tração e estabilidade.