Adidas Ace 15 receberá as cores white/silver metallic em setembro

Adidas Ace 15.1 é a chuteira construída para controlar. Ela foi desenvolvida para o jogador que se impõe à perfeição.


A chuteira chegará ao mercado em setembro com um esquema de cores chamado de white/silver metallic.


A revolucionária tecnologia Control Web oferece mais controle de bola, graças a um material projetado em 3D.


Um composto de 3 camadas combina com EVA aderente para um toque imbatível.


A tecnologia NSG (Non-stop grip) usa pontos 3D para o controle perfeito em todas as condições.


O novo contraforte externo CTRL/FIT gera ajuste perfeito e estabilidade no calcanhar.


O solado tem um sistema de travas chamado GROUND/CTRL posicionadas na parte de baixo do antepé e propiciam maior controle de bola.


Ele é configurado para um controle de bola superior em grama natural e grama artificial.


Além deste, o modelo terá solados SG, que terão seis travas removíveis incorporadas a ele.

Nike Tech Craft produção em Montebelluna

 Montebelluna fica a norte de Itália, é uma pequena povoação onde a Nike Football tem uma pequena fábrica e onde produz de maneira mais artesanal possível as chuteiras para os jogadores "Top of the Line", é o mesmo que dizer, os jogadores profissionais de topo.

Esta pequena fábrica fabrica muito poucos pares ao dia, mas fá-lo através de um processo manual e um cuidado com os pormenores que permite que cada chuteira se envolva em paixão pelo futebol que destilam os trabalhadores da Nike Montebelluna. E se fosse possível recolher um pouco de todo esse sentimento num vídeo?! a Nike Football fê-lo mostrando-nos parte do processo de fabrico do Tech Craft Pack.
"Tech Craft representa a nossa filisofia de sem compromisso, isto é, os jogadores deveriam ter que escolher entre o FlyKnit ou a pele. Os futebolistas podem ter os benefícios de ambos materiais num mesmo par de chuteiras". Estas foram as palavras de Nathan VanHook o diretor de design da Nike Football e deixa bem claro a motivação sentida para a Nike por em marcha este projeto de fabricar uma coleção completa de chuteiras em pele natural.
Fabricar o Tech Craft Pack deve ser um projeto de enormes proporções, principalmente na fábrica de Montebelluna onde o processo é todo manual. Cada uma das chuteiras de série da Nike são o somatório de muitas peças diferentes e cada uma delas tem um processo de montagem diferente. A tudo isto temos que adicionar um novo desafio: a fusão da pele com o FlyKnit. 
As chuteiras do Tech Craft Pack da Nike são a perfeita união entre tradição e tecnologia, essa mesma união que se produz durante o processo de fabrico de cada chuteira na fábrica de Montebelluna. Na verdade é extremamente interessante e digno de ver como a Nike soube combinar a importância da mão humana no processo de fabrico com a intervenção das mais modernas máquinas para acrescentar maior precisão ao processo de fabrico de um produto tão complexo como uma chuteira de futebol em flyknit.
Mas já chega de texto, como sabem uma imagem vale mais do que mil palavras. Desta forma não vos chateio mais e deixo-vos com o vídeo sensacional que a Nike Football preparou durante a produção do Tech Craft Pack para profissionais.

O processo de criação das adidas ACE e X

O processo de criação de umas chuteiras de futebol é muito mais complexo do que possamos imaginar. Por este motivo pode parecer injusto que, após quatro anos de trabalho com o lançamento de um novo modelo, os designers leiam opiniões, formuladas ao ver uma única imagem, como por exemplo: "não gosto nada". A estética e aparência são naturalmente uma parte importante, mas por detrás de cada chuteira há um esforço de desenvolvimento brutal. A adidas reuniu os designers desta atual coleção para nos explicarem alguns pormenores da evolução de cada silo.


Product Managers da coleção adidas #BeTheDifference

adidas ACE 15 Aubrey Dolan
No desenvolvimento das adidas ACE 15 a nossa visão era clara: criar umas chuteiras que se diferenciassem de todas as nossas anteriores chuteiras de futebol. Estas novas chuteiras tinham que revolucionar o rendimento dos jogadores a todos os níveis. A evolução e melhoria globais são de extrema importância no futebol moderno e dá aos jogadores uma vantagem competitiva sobre o adversário. Desde o primeiro momento centramos a atenção na utilização de uma sola que oferecesse aos jogadores um novo nível de controlo sobre a bola e sobre os seus movimentos. A sola já não é apenas uma forma de conseguirmos agarre ao solo, é parte integrante do toque de bola que necessitam sentir os jogadores no contacto com a mesma, tal como no futsal ou futebol de rua. Ter opções de controlo com a sola permite aos jogadores se expressarem e mostrarem a sua "história de amor" com a bola. 
Protótipo adidas ACE 15
A sola é a responsável por provocar possiveis queimaduras na planta dos pés aos jogadores pela sua utilização continua. Isto não pode acontecer quando os melhores jogadores das adidas ACE 15 têm a bola nos pés. Os primeiros testes mostraram que os pitons extra de tração secundária colocados na parte dianteira do pé aumentavam o rendimento. A partir daqui tudo girou em torno do aperfeiçoamento deste sistema de sola. Foram levados a cabo inúmeros testes de campo e de laboratório com o propósito de identificar a combinação perfeita entre a tração e o controlo da bola. O resultado final foi o novo sistema de tração GROUND CONTROL que podemos ver no modelo definitivo das adidas ACE 15


Protótipo adidas ACE 15
A parte superior de umas chuteiras de futebol sempre é tema de discussão dentro do seio das equipas que as desenvolvem. Queremos melhorá-la de foram a estar mais direcionada aos jogadores que tocam muito na bola, mas, ao mesmo tempo as chuteiras devem ser respiráveis e flexíveis para criar um ajuste mais confortável e maior sensibilidade ao jogador. No projeto original das adidas ACE 15 incluímos uma  base de malha air mesh, e sobre ela colocamos um material 3D em diferentes camadas, isto apenas nas zonas que entram em contacto com a bola.
Diferentes esboços que surgiram durante o processo criativo das adidas ACE 15
O material 3D que forma a parte superior é fabricado à base de uma espuma coberta com um lâmina de PU que contém tecnologia NSG para conferir grip com a bola em condições de humidade e secas.

adidas X 15 Marco Muller
Criar umas chuteiras para um jogador que seja imprevisível para os seus rivais foi um desafio para a adidas. O ponto de partida do design das adidas X 15 consistia em criar umas chuteiras que permitissem a um jogador  mover-se por instinto e de forma intuitiva, inclusive durante os movimentos mais explosivos e inesperados.


Protótipo adidas X 15
Claro que desde o primeiro minuto foi clara a intenção de incluirmos o tecido TechFit no design. Após ter sido utilizada esta tecnologia no têxtil de futebol durante mais de meia década, aprendemos muito acerca da compressão no pé, através de protótipos e designs de edição limitada. A partir daí, sempre foi uma discussão sobre como melhorar ainda mais o ajuste proporcionado pelo tecido TechFit.

Protótipo adidas X 15
Querem saber mais coisas que foram importantes na criação das adidas X 15? Por exemplo, o sistema de suporte externo que permite que a sola e a parte superior se agarrem à zona dos cordões para criar um bloqueio do pé perfeito e diferente de qualquer outra chuteira do mercado. Estivemos tmabém  muito empenhados na melhoria da tração e do ajuste na zona do calcanhar ao pé do futebolista para evitar o deslizar do pé.
Diferentes esboços que surgiram durante o processo criativo das adidas X 15