O processo de criação de umas chuteiras de futebol é muito mais complexo do que possamos imaginar. Por este motivo pode parecer injusto que, após quatro anos de trabalho com o lançamento de um novo modelo, os designers leiam opiniões, formuladas ao ver uma única imagem, como por exemplo: "não gosto nada". A estética e aparência são naturalmente uma parte importante, mas por detrás de cada chuteira há um esforço de desenvolvimento brutal. A adidas reuniu os designers desta atual coleção para nos explicarem alguns pormenores da evolução de cada silo.
Product Managers da coleção adidas #BeTheDifference
adidas ACE 15 Aubrey Dolan
No desenvolvimento das adidas ACE 15 a nossa visão era clara: criar umas chuteiras que se diferenciassem de todas as nossas anteriores chuteiras de futebol. Estas novas chuteiras tinham que revolucionar o rendimento dos jogadores a todos os níveis. A evolução e melhoria globais são de extrema importância no futebol moderno e dá aos jogadores uma vantagem competitiva sobre o adversário. Desde o primeiro momento centramos a atenção na utilização de uma sola que oferecesse aos jogadores um novo nível de controlo sobre a bola e sobre os seus movimentos. A sola já não é apenas uma forma de conseguirmos agarre ao solo, é parte integrante do toque de bola que necessitam sentir os jogadores no contacto com a mesma, tal como no futsal ou futebol de rua. Ter opções de controlo com a sola permite aos jogadores se expressarem e mostrarem a sua "história de amor" com a bola.
Protótipo adidas ACE 15
A sola é a responsável por provocar possiveis queimaduras na planta dos pés aos jogadores pela sua utilização continua. Isto não pode acontecer quando os melhores jogadores das adidas ACE 15 têm a bola nos pés. Os primeiros testes mostraram que os pitons extra de tração secundária colocados na parte dianteira do pé aumentavam o rendimento. A partir daqui tudo girou em torno do aperfeiçoamento deste sistema de sola. Foram levados a cabo inúmeros testes de campo e de laboratório com o propósito de identificar a combinação perfeita entre a tração e o controlo da bola. O resultado final foi o novo sistema de tração GROUND CONTROL que podemos ver no modelo definitivo das adidas ACE 15
Protótipo adidas ACE 15
A parte superior de umas chuteiras de futebol sempre é tema de discussão dentro do seio das equipas que as desenvolvem. Queremos melhorá-la de foram a estar mais direcionada aos jogadores que tocam muito na bola, mas, ao mesmo tempo as chuteiras devem ser respiráveis e flexíveis para criar um ajuste mais confortável e maior sensibilidade ao jogador. No projeto original das adidas ACE 15 incluímos uma base de malha air mesh, e sobre ela colocamos um material 3D em diferentes camadas, isto apenas nas zonas que entram em contacto com a bola.
Diferentes esboços que surgiram durante o processo criativo das adidas ACE 15
O material 3D que forma a parte superior é fabricado à base de uma espuma coberta com um lâmina de PU que contém tecnologia NSG para conferir grip com a bola em condições de humidade e secas.
Criar umas chuteiras para um jogador que seja imprevisível para os seus rivais foi um desafio para a adidas. O ponto de partida do design das adidas X 15 consistia em criar umas chuteiras que permitissem a um jogador mover-se por instinto e de forma intuitiva, inclusive durante os movimentos mais explosivos e inesperados.
Protótipo adidas X 15
Claro que desde o primeiro minuto foi clara a intenção de incluirmos o tecido TechFit no design. Após ter sido utilizada esta tecnologia no têxtil de futebol durante mais de meia década, aprendemos muito acerca da compressão no pé, através de protótipos e designs de edição limitada. A partir daí, sempre foi uma discussão sobre como melhorar ainda mais o ajuste proporcionado pelo tecido TechFit.
Protótipo adidas X 15
Querem saber mais coisas que foram importantes na criação das adidas X 15? Por exemplo, o sistema de suporte externo que permite que a sola e a parte superior se agarrem à zona dos cordões para criar um bloqueio do pé perfeito e diferente de qualquer outra chuteira do mercado. Estivemos tmabém muito empenhados na melhoria da tração e do ajuste na zona do calcanhar ao pé do futebolista para evitar o deslizar do pé.
Diferentes esboços que surgiram durante o processo criativo das adidas X 15