ASICS historias e curiosidades da marca

ASICS


Seus tênis são os preferidos dos aficionados por esportes de corrida. Quer seja em uma competição profissional ou em uma corridinha matinal para manter a forma física os avançados calçados esportivos da marca ASICS são vistos em abundâncias nos pés de quem realmente é louco por esporte, satisfazendo às necessidades do corpo e trazendo harmonia para a alma. 

A história 
A história começou no dia 1 de setembro de 1949 quando o senhor Kihachiro Onitsuka fundou sua empresa de calçados esportivos com o nome Onitsuka Co., produzindo tênis para basquete na apertada sala de estar da sua casa na cidade de Kobe no Japão. Os primeiros tênis de basquete tinham a cara de um tigre desenhado no arco do pé, que acabou se tornando uma marca registrada da nova empresa. Nessa época os produtos eram comercializados com a marcaOnitsuka Tiger. Em 1951, uma ideia brilhante fez o sucesso bater na porta da empresa. A inspiração de um novo tênis de solado com referência nas ventosas de um polvo trouxe-lhe a conquista de 50% do mercado japonês. Pouco depois, em 1953, desenvolveu um trabalho junto ao atleta maratonista Tooru Terasaw, criando um tênis que evitava a formação de bolhas nos pés. Em 1957, o corredor Abebe Bikila, que tinha o costume de competir descalço, começou a usar os tênis Onitsuka Tiger e logo na sua estreia conquistou a vitória e consequentemente um enorme aumento de visibilidade para a jovem marca japonesa. Era o início da diversificação de produtos da empresa e a estreita relação com o atletismo e o universo das corridas. Nos anos seguintes, foram introduzidos calçados para novas modalidades esportivas como vôlei e corridas longas, especialmente maratonas. Foi a partir daí que Onitsuka abriu a sua primeira fábrica para atender a demanda pelos seus tênis.


Em 1964, Phil Knight e Bill Bowerman fundaram a Blue Ribbon Sports, primeira distribuidora dos tênis Onitsuka Tiger em território americano. Em 1971, esse contrato seria encerrado e a empresa se transformaria na NIKE. Apesar disso, essa parceria foi importante para apresentar a marca japonesa para os americanos. Em 1966, com a explosão do futebol no Japão, a empresa resolveu lançar sua primeira chuteira para a prática do esporte. Apesar da diversificação de produtos para outras práticas esportivas, a marca começava a dominar o segmento de materiais para atletismo e corrida. No começo dos anos de 1970, aproximadamente 70% dos principais corredores mundiais utilizavam tênis da marca japonesa. Pouco depois a empresa instalou na Alemanha a sua primeira fábrica do continente europeu e começou a fabricar não somente tênis, mas também roupas e acessórios esportivos.


Em 21 de julho de 1977 a empresa se fundiu com a GTO e a JELENK para constituir oficialmente a ASICS CORPORATION, formada por seis grandes fábricas em todo o mundo. O nome ASICS foi baseado no famoso ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano”, que quando traduzido expressa o antigo ideal “Mente sã, corpo são” (A Sound Mind In a Sound Body). Formando o acrônimo dessa frase, a ASICS foi fundada a partir da crença de que a melhor forma de criar um estilo de vida saudável e feliz é promover saúde e condicionamento físico totais. Nesse mesmo ano, os produtos ASICS foram introduzidos oficialmente nos Estados Unidos trazendo com eles uma história de desempenho atlético e avanços tecnológicos, filosofia que permanece verdadeira e fiel até os dias de hoje.


Na década de 1980, o lançamento do sistema ASICS GEL revolucionou a linha de produtos da empresa, que contava agora com uma tecnologia avançada para absorção de choque e impacto. Na década seguinte a ASICS teve um forte crescimento no mercado internacional, especialmente na França, Itália, Reino Unido (onde forneceu material esportivo para tradicionais equipes inglesas como Coventry City, Blackburn Rovers, Newcastle United, Leeds United, Aston Villa e Bradford City) e Holanda. Em 2008, inaugurou sua primeira loja própria fora do Japão, localizada na cidade de Londres. No ano seguinte, além de inaugurar o ASICS SPORTS MUSEUM, localizado perto de sua sede em Kobe, a marca inaugurou sua primeira loja própria no coração de Manhattan em Nova York.


Em 2011, a fabricante de materiais esportivos abriu as portas de sua primeira loja conceito no Brasil, localizada na tradicional rua Oscar Freire, em São Paulo. No estabelecimento de dois andares os consumidores, pela primeira vez, puderam encontrar todos os produtos de corrida. A novidade ficou por conta dos serviços diferenciados para os corredores. Um exemplo era o ASICS FOOT ID, que consiste em um teste gratuito de pisada, por meio de uma análise 3D, laser e oito câmeras, capaz identificar deformidades, calos e angulações que aumentam a precisão do atleta. No segundo andar, a marca ainda oferecia mais de mil itens destinados à prática de outros esportes como vôlei, futebol e tênis.


Sempre na vanguarda do segmento de corrida, em 2013, a ASICS apresentou um projeto experimental que usa cores para mostrar o desempenho dos corredores. Para isso, a marca desenvolveu um tênis especial que muda de cor de acordo com o passo do atleta. Tanto o corredor quanto seus espectadores podem acompanhar o desempenho da corrida através de três cores que se alternam no calçado: vermelho, amarelo e verde. Para fazer o tênis mudar de cor, um sensor de GPS ligado a um Arduíno mede o ritmo dos últimos cinco quilômetros da corrida. A cor vermelha indica uma velocidade média de até 10 km/h; a cor amarela se destaca entre 10 e 15 km/h; e a cor verde é vista em velocidade média acima de 15 km/h. A cor do tênis nunca permanece a mesma, incentivando o corredor a dar o melhor de si toda a vez que for correr. Por isso atualmente a marca é considerada a maior autoridade quando o assunto é corrida: sua linha de produtos possui os mais avançados e revolucionários tênis do segmento no mundo. Portanto, para vencer uma maratona, o atleta deve ter, além de energia, resistência e disciplina, muito provavelmente um ASICS nos pés.


A linha do tempo 
1951 
● Lançamento do primeiro tênis para prática de vôlei, que possuía solado de borracha, adotando o processo de vulcanização. 
1953 
● Lançamento do MARATHON TABI, um tênis feito de Vinylon, material bastante resistente e muito leve, especialmente desenvolvido para ser utilizado em corridas longas. 
1961 
● Lançamento do TREKKER 61, um tênis para treinamento de corridas curtas e saltos, que se tornou um enorme sucesso. 
1965 
● Lançamento dos calçados para a prática do golfe. 
1966 
● Lançamento da KAWA A, primeira chuteira para a prática do futebol desenvolvida pela marca japonesa. 
● Lançamento do RUNSPARK, primeira sapatilha japonesa para atletismo com travas removíveis. 
1970 
● Os tênis de cano alto para a prática do basquete ganham cores, sendo lançados no mercado em azul escuro e vermelho. 
1973 
● Lançamento da chuteira BOMBER, causando uma revolução no segmento. Isto porque a chuteira era feita em couro preto, com sistema de absorção e com suporte extra para o tornozelo. 
1987 
● Lançamento dos dois primeiros modelos de bicicletas para a prática do Triatlon. 
1994 
● Lançamento do ASICS GEL-KAYANO™, que se tornou um verdadeiro sucesso entre os corredores. 
2005 
● Lançamento da chuteira DS LIGHT2, extremamente avançada e leve, que se tornou um grande sucesso no meio futebolístico. 
2006 
● Lançamento do ASICS GEL-KINSEI™(expressão japonesa que significa “estrela dourada”), um tênis para corrida extremamente revolucionário com tanta tecnologia quanto uma nave espacial. O calçado, que levou quase sete anos para ser desenvolvido, possuía absorção de impacto completada por maior impulsão, ajudando o corredor a conseguir mais velocidade com menos esforço. O produto foi eleito o modelo de tênis de corrida mais avançado do planeta na época. 
● Lançamento da linha SUKU SUKU, especialmente desenvolvida para os pequenos. O nome da linha deriva do termo japonês que significa “toda saúde, energia e alegria presentes no processo do crescimento das crianças”, e está dividida em duas categorias: Baby, para bebês de 1 a 3 anos, e Mini, para a garotada entre 3 e 7 anos. Para os menores, os tênis oferecem características de amortecimento e estabilidade próprias para os movimentos efetuados pelas crianças durante o aprendizado dos primeiros passos. Já para crianças maiores, a marca destaca maior flexibilidade para garantir mais liberdades de movimentos para os dedinhos sem deixar de oferecer estabilidade na parte do ante pé. 
2007 
● Lançamento do ASICS NIMBUS 9, tênis top de linha da categoria de amortecimento da marca (indicado para corredores com pisada supinada, neutra e levemente pronada). O produto foi eleito “Melhor Tênis do Ano” pela conceituada revista Runner’s World, considerada uma autoridade global para o mundo da corrida. 
● Lançamento do ASICS GEL-KINSEI 2, produto que redefiniu os limites do que era possível em termos de calçado técnico-atlético, posicionando-se em uma categoria nova: o tênis inteligente que se adapta a diferentes tipos de pisada. 
● Lançamento do ASICS GEL-KINETIC™, um revolucionário tênis com estrutura “Discreet Heel”, que oferece excelente atenuação do choque e apoio no impacto do calcanhar; Unidade do Sistema de Amortecimento em GEL de dois canais, com avançado efeito mecânico da parte dianteira durante o ciclo da pisada; lingueta em peça única, que minimiza a irritação dos pés; e palmilha Comfordry, que se molda ao pé e proporciona um ajuste específico em cada corrida. 
2010 
● Selecionado pela terceira vez consecutiva como o melhor tênis do mundo pela edição internacional da revista Runnerss World, o modelo GEL-KAYANO™, ganha sua décima sexta versão, com atualizações tecnológicas inéditas. Entre as principais inovações está a introdução da Linha de Orientação (Guidance Line). Concebido e executado de maneira simples, este novo elemento é formado por um sulco vertical que passa pela sola e que imita o centro de pressão ideal do pé no ciclo da pisada. Ao dividir a modelagem dessa forma, a Linha de Orientação permite que a parte frontal do pé seja repartida promovendo um percurso mais eficiente no ciclo da pisada. Do começo ao fim da corrida, esta tecnologia ajuda a assegurar um percurso idêntico no ciclo da pisada a cada passada, assim a eficiência é mantida mesmo sob fadiga. 
2011 
● Lançamento do MY ASICS, um serviço online que oferece planos de treinamento para corridas baseados em teorias científicas. 
2012 
● Lançamento global do tênis de corrida GT-2000 NEW YORK, que marcou o vigésimo modelo da série lançada em 1993. 
● Lançamento do modelo mais leve da série tradicional série GEL NIMBUS. Em sua 14º edição, o tênis, carro-chefe da marca japonesa, está aproximadamente 14g mais leve do que a versão anterior. O modelo é indicado para os corredores que possuem pisada neutra/supinada. 
● Lançamento de uma completa linha para beisebol (composta por luvas, tacos, calçados, entre outros itens). 
2013 
● Lançamento do novo modelo de competição, o ASICS GEL-SAROMARECER ST2, que agrega todas as características que fazem a diferença em corridas de longas distâncias: conforto, amortecimento e estabilidade. O tênis tem um velcro ajustável que permite um perfeito encaixe do arco e maior sustentação dos pés dentro do tênis. Além disso, para aumentar ainda mais a estabilidade, oferece a placa DuoMax, que, aliada à entressola de solyte, proporciona passadas suaves e estáveis.


Pesquisa e desenvolvimento 
Em maio de 1990 a ASICS inaugurou na cidade de Kobe, no Japão, o Research Institute of Sports Science (Instituto de Pesquisa da Ciência do Esporte). Desde então, muitas inovações tecnológicas notáveis em calçados e vestuários esportivos se originaram desse ambiente exclusivo, onde cientistas, atletas e treinadores trabalham juntos. O instituto, localizado a aproximadamente 322 km a oeste de Tóquio, abrange mais de 4 quilômetros quadrados de instalações para pesquisa. Uma pista de corrida de 350 metros com todas as condições climáticas, uma quadra de basquete, uma quadra de vôlei, além de vários ambientes de teste fazem parte do complexo. Estudar e analisar os movimentos do corpo humano e testar todos os tipos de materiais são as principais atividades das 200 pessoas que trabalham no instituto. É claro que todo esse trabalho é realizado visando apenas um objetivo: permitir que atletas profissionais e amadores no mundo todo tenham um melhor desempenho e atinjam um nível mais elevado e divirtam-se ao praticar atividades físicas.


A observação e análise dos movimentos físicos são a base de cada um dos produtos ASICS. Os pesquisadores em Kobe têm à sua disposição câmeras de alta velocidade, equipamentos de medição de alta tecnologia e softwares sofisticados. Diversos ambientes de teste foram construídos para poder traduzir as descobertas da pesquisa fundamental em novos materiais e produtos. Sistemas de absorção de impacto, recursos anti-pronação excessiva, solados comborracha Wet Grip e tecidos à prova de água são algumas das inovações da ASICS que passam por rigorosos testes no local. Sistemas de medição tridimensional são usados para desenvolver calçados com ajustes perfeitos. Com frequência, os atletas patrocinados pela ASICS visitam o instituto. É claro que o principal objetivo da visita é a certeza de obter calçado e vestuário personalizado de acordo com os padrões exatos que seus corpos requerem. Mas também há um segundo propósito. Ao trabalhar com esses atletas e seus treinadores, que representam a excelência em várias disciplinas esportivas, a ASICS pode ampliar seu conhecimento e experiência para fabricar um produto ainda melhor no futuro. Para o benefício de todos os atletas.


Tecnologias a seus pés 
A partir das pesquisas realizadas nos avançados laboratórios em Kobe, tecnologias exclusivas são criadas e atualizadas em benefício dos atletas. Alguns exemplos são os sistemas de amortecimento, recursos anti-pronação, solas com borracha Wet Grip® e vestuário impermeável. Essas inovações da ASICS são submetidas a testes rigorosos antes do lançamento no mercado. Entre as atuais tecnologias desenvolvidas pela marca estão: 
ASICS HIGH ABRASION RESISTANT RUBBER 
Solado de borracha com formulação especial para resistir à abrasão (desgaste), localizado em áreas críticas, como no calcanhar. 
ASSYMETRICAL LACING DESIGN 
Design assimétrico de amarração que auxilia na sustentação dos pés dentro do calçado esportivo proporcionando mais conforto. 
COMFORDRY SOCKLINER 
Tecnologia aplicada à palmilha que maximiza a performance do sistema de amortecimento e garante um ambiente mais fresco, seco e saudável a pé. 
COOLMAX 
Um tecido que retém a umidade gerada pelo corpo e a transfere para a parte de fora, facilitando assim a evaporação do suor, mantendo o corpo seco. 
CUPROTHERMO 
Material exclusivo da ASICS que compõe o cabedal e através de fios metálicos regulam a temperatura interna do calçado, conforme a temperatura exterior, mantendo os pés em uma temperatura ideal e tornando a corrida ainda mais confortável. 
ECOLINE 
Linha de produtos ecológicos de alta performance que utilizam em sua composição material reciclado, ajudando assim o meio ambiente. Produtos que são feitos com tecidos que contêm mais de 50% de fios reciclados. 
HEEL CLUTCHING SYSTEM 
Sistema na área do calcanhar que oferece melhor estabilidade e perfeito ajuste e posição do calcanhar dentro do calçado. 
HOOK AND LOOP CLOSURE 
Fechamento em cadarço e tira em velcro que permite melhor ajuste e sustentação dos pés. 
IMPACT GUIDANCE SYSTEM 
Sistema revolucionário desenvolvido pela ASICS há mais de 10 anos com base em pesquisas biomecânicas visando o movimento natural dos pés.


Além disso, a revolucionária tecnologia de tecido, conhecida como MOTION, recentemente ganhou três melhorias: MOTION DRY (permite que a pele do corredor transpire livremente durante a prática esportiva, reduzindo a umidade e mantendo-a seca), MOTION THERM (controla a temperatura do corpo durante a prática esportiva quando faz frio através de camadas isolantes que permitem conservar o calor do corpo, expelindo o suor para fora e regulando a temperatura nessas condições) e MOTION PROTECT (tecidos que protegem o corredor em condições de chuva, neve ou vento, dependendo dos diferentes modelos).


A evolução visual 
O logotipo da marca japonesa passou por algumas modificações em sua história. A marca ASICS foi adotada somente em 1977. As primeiras modificações ocorreram quando a identidade visual perdeu a palavra Tiger e as tradicionais listras entrelaçadas, e ganhou um novo símbolo. A última dessas modificações ocorreu há poucos anos atrás, quando houve uma modificação acentuada na tipografia da letra. Mesmo com a evolução de sua identidade visual, as tradicionais listras entrelaçadas, que muitos dizem representar arranhões das garras de um tigre, continuam como símbolo em seus calçados.


Os slogans 
Sound mind, sound body. (2008) 
Be Your Own Personal Hero. (2004) 
For the love of sport. (2001) 
True performance. (1997) 
The next level. (1992, ASICS GEL) 
Don’t just do it. Do it better. (1990) 
Born to perform. (1985) 
Best in the long run. (1985) 
Be a star in our stripes! (1983) 
The best run with Tiger. (1981)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1 de setembro de 1949 
● Fundador: Kihachiro Onitsuka 
● Sede mundial: Kobe, Japão 
● Proprietário da marca: Asics Corporation 
● Capital aberto: Sim (1964) 
● Chairman: Kiyomi Wada 
● CEO & Presidente: Motoi Oyama 
● Faturamento: US$ 2.54 bilhões (2012/2013) 
● Lucro: US$ 134.6 milhões (2012/2013) 
● Valor de mercado: US$ 3.9 bilhões (fevereiro/2014) 
● Lojas: 120 
● Presença global: + 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.950 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Tênis, vestuário e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: MizunoNikeAdidasPumaNew Balance e Newton Running 
● Ícones: A tecnologia ASICS GEL e as listras entrelaçadas 
● Slogan: Sound mind, sound body. 
● Website: www.asics.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a ASICS, que fabrica tênis e acessórios para basquete, vôlei, atletismo, golfe, futebol, lutas marciais e outros esportes, vende sua avançada linha de produto em mais de 100 países ao redor do mundo. Aproximadamente 66% do faturamento da empresa é derivado dos calçados esportivos, 25% de roupas e 10% de equipamentos esportivos. Os maiores mercados da ASICS são o Japão (que responde por quase 50% das vendas), os Estados Unidos e a Europa. A marca também possui uma rede com mais de 120 lojas próprias, grande parte no Japão, sob os nomes ONITSUKA TIGER, ASICS STORE, ASICS FACTORY OUTLET e ASICS RUNNING STORE. distem lojas em cidades como São Paulo, Paris, Berlim, Londres, Amsterdã, Porto, Praga, Madri, Taipei City, Xangai e Seul. 

Você sabia? 
● Entre os atletas patrocinados pela marca está o brasileiro Adriano Bastos (um dos maiores vencedores das provas de corrida do país e recordista em vencer a Maratona da Disney por oito vezes). 

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