O Que Era Aquilo?, da produtora Magnéttico, aborda avistamento durante jogo de futebol em Campo Grande, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol

Nos dias de hoje o futebol no estado do Mato Grosso do Sul atravessa uma fase decadente, mas em 1982 não era assim. O Operário, time local, jogou contra o Vasco em uma quarta-feira, 06 de março de 1982. O time local acabou vencendo a equipe carioca por 2 a 0, porém a partida é lembrada até hoje em Campo Grande por outro motivo. Ainda no primeiro tempo, um objeto luminoso em forma de charuto sobrevoou o estádio, surpreendendo a torcida e até mesmo os jogadores.

O caso teve importância fundamental para A. J. Gevaerd, então professor de química em Maringá, mudar-se para Campo Grande a fim de investigar essa e outras ocorrências, estabelecendo-se nessa cidade e criando poucos anos depois a Revista UFO, da qual é editor. Ele comentou na época sobre o impressionante acontecimento: "Não aconteceu só no estádio. Viram também em outros pontos da cidade e até em outros países. Era como se fosse uma enxurrada de discos voadores, uma esquadrilha, uma frota. Não era meteoro, nada disso. As descrições das pessoas, que não se conhecem, são idênticas".

Entre as testemunhas do avistamento estava o jogador Cocada, que fazia então seu primeiro jogo como profissional, e teve participação decisiva na vitória de seu time sobre os cariocas. No ano seguinte ele foi contratado pelo Flamengo, e em 1988 tornou-se campeão carioca pelo Vasco, ao marcar o gol do título contra o Flamengo. "Eu lembro de ter visto um clarão muito forte no campo. Na hora, pensei que fosse um avião passando. Mas, depois, meus familiares, que estavam nas arquibancadas, me disseram que todo mundo falava que era um disco voador", comentou o jogador.

MILHARES DE TESTEMUNHAS
O caso do disco voador sobre o estádio do Morenão entrou para a história da Ufologia como um dos maiores avistamentos coletivos já ocorridos. A súmula da partida registra a presença de 24.575 pessoas nas arquibancadas naquela noite, e outras testemunhas em Campo Grande também avistaram o UFO. O bancário Francisco Serafim de Barros contou na época que o objeto passou sobre sua casa, e como consequência as folhas de árvores próximas murcharam. Gevaerd comenta que, após o "jogo do disco voador", como o caso ficou conhecido na cidade, as pessoas passaram a prestar mais atenção ao fenômeno, tornando não somente Campo Grande, mas o estado do Mato Grosso do Sul, como uma das áreas com maior quantidade de avistamentos de UFOs no mundo.

O caso rendeu um documentário, O Que Era Aquilo?, da produtora Magnéttico e que resgata os impressionantes acontecimentos daquela noite, além de analisar a decadência do futebol sul-matogrossense. O filme foi realizado por André Patroni, Kleomar Carneiro e Paulo Henrique Higa e produzido por João Conrado Kneipp e Pedro Heiderich, e está disponível no site da produtora e no Youtube, e foram entrevistadas diversas testemunhas do evento, contando ainda com participação de A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO.

Nenhum comentário :

Postar um comentário