Bayern recebe 'carnavalesco' Shakhtar com vantagem que Dortmund teve no ano passado

© Reuters Robben, Schweinsteiger, Alaba e Lewandowski comemoram a vitória do Bayern de Munique
Robben, Schweinsteiger, Alaba e Lewandowski comemoram a vitória do Bayern de Munique
O Shakhtar Donetsk fugiu do rigoroso inverno do leste europeu com uma intertemporada no Brasil, enfrentando Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia e Internacional. O calor e verão até ajudaram o elenco a ter um período descontraído em meio à difícil realidade na Ucrânia, mas não impediu que o ritmo de jogo esfriasse.
Apesar dos amistosos, a equipe ucraniana não faz um jogo oficial desde o dia 10 de dezembro, justamente na última rodada da fase de grupos da Uefa Champions League, quando empatou, fora de casa, por 1 a 1 com o Porto.
A última partida pelo Campeonato Ucraniano aconteceu em 5 de dezembro. Goleada por 4 a 1 contra o Zakarpattia Uzhhorod. Agora, nesta terça-feira, a volta aos jogos "sérios" acontecerá frente ao Bayern de Munique, na L'viv Arena, pela partida de ida das oitavas de final da Uefa Champions League.
Durante a passagem por território brasileiro, a equipe ucraniana sofreu derrotas para Bahia e Atlético-MG, empateou com o Flamengo e com o Cruzeiro e venceu o Internacional. Depois, o Shakhtar ainda jogou mais dois amistosos: empate contra Dínamo Zagreb, da Croácia, e vitória diante do Aalborg, da Dinamarca.
Já o Bayern começou 2015 em marcha lenta. Mesmo depois de vencer dois amistosos de intertemporada, o atual bicampeão alemão amargou uma derrota (4 a 1 contra o Wolfsburg) e outro empate (1 a 1 contra o Schalke), até finalmente conquistar o primeiro triunfo do ano na Bundesliga.
Enfrentar um time que não faz uma partida oficial desde o ano passado pode ser bom para o Bayern. Porém, vale pegar o rival Borussia Dortmund de exemplo para ver que o duelo não será dos mais fáceis.
Nas oitavas de final da última Champions, o Borussia Dortmund, então vice-campeão, enfrentou o Zenit, que vivia situação semelhante a do Shakhtar atual. O clube do brasileiro Hulk estava sem jogar também por conta da pausa de inverno no Campeonato Russo. Não que isso tenha facilitado a vida do Dortmund.
Na partida de ida, o Borussia até venceu com facilidade: 4 a 2, fora de casa. Porém, na Alemanha, o Zenit levou a melhor por 2 a 1 e ficou a dois gols de garantir a vaga nas quartas de final.
Para a partida contra o Shakhtar, a única dúvida no Bayern é Xabi Alonso, que se recupera de lesão na coxa. O treinador Pep Guardiola confirmou que o volante espanhol treinou normalmente nos últimos dois dias, porém, não garantiu sua presença em campo.  Os desfalques certos são Philipp Lahm (tornozelo), além de Javi Martínez e Thiago Alcântara, ambos com problemas de joelho.
Já do lado do Shakhtar, o técnico Mircea Lucescu não poderá contar com Bernard. O meia-atacante brasileiro poderia ser uma opção no banco de reservas, mas, por conta de uma lesão no tornozelo, está fora de ação.
FICHA TÉCNICA
SHAKHTAR DONETSK X BAYERN DE MUNIQUE
Local: Lviv Arena (Lviv, Ucrânia)
Data: 17 de fevereiro de 2015, terça-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Alberto Undiano (Espanha)
Assistentes: Roberto Díaz e Raúl Cabañero (ambos da Espanha)
SHAKHTAR DONETSK: Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Shevchuk; Fernando, Fred, Douglas Costa e Alex Teixeira; Taison e Luiz Adriano
Técnico: Mircea Lucescu
BAYERN: Neuer; Rafinha, Boateng, Badstuber (Benatia) e Bernat; Schweinsteiger, Alaba e Götze; Robben, Ribéry e Müller (Lewandowski).
Técnico: Josep Guardiola

Nenhum comentário :

Postar um comentário