Historicamente, futebol e Carnaval se misturam no Brasil. Duas marcas registradas do país, o esporte é um tema constante nos desfiles, além da participação especial de atletas nos sambódromos. Em 2015, algumas rivalidades serão representadas, como é o caso do Re-Pa (Remo x Paysandu), o maior clássico do Norte, e do Gre-Nal (Grêmio x Internacional), no Rio Grande do Sul. Times em especial, como o Palmeiras, também ganharão homenagens. O Verdão, por exemplo, comemorou o centenário no ano passado.
No Rio, casos de racismo viram tema de carnaval
A festa no Sambódromo do Rio de Janeiro atrai simpatizantes do mundo inteiro e sempre que ganham a atenção de jogadores, que acompanham a festa dos camarotes da Sapucaí. No desfile, alguns ex-atletas são figurinhas carimbadas. Pela Estação Primeira de Mangueira, Júnior, eterno ídolo do Flamengo, é presença certa, assim como Roger Flores, na União da Ilha do Governador. Edmundo desfila pelo Salgueiro.
Neste ano, a Imperatriz Leopoldinense se inspirará nos últimos casos de racismo para tratar do tema em seu enredo. A cena protagonizada pelo lateral do Barcelona, Daniel Alves, que comeu uma banana atirada por um torcedor na Espanha, será lembrada. As ofensas que o cruzeirense Tinga recebeu no Peru, em duelo contra o Real Garcilaso, e o ex-santista Aranha recebeu na Arena Grêmio, pela Copa do Brasil, também levarão destaque.
Os dois últimos jogadores, inclusive, foram convidados a participar do desfile, mas não poderão ir ao Rio. O volante da Raposa chegou até a confirmar a participação, mas desistiu.
VEJA A GALERIA DE CRAQUES NO CARNAVAL |
Em 2014, Zico foi tema da mesma escola e saiu como o grande destaque no desfile. O Galinho é esperado para que possa desfilar novamente em 2015. Companheiro de Zico durante as décadas de 70 e 80 no time rubro-negro, Adílio é presença confirmada na Unidos do Viradouro, que falará sobre a negritude no Brasil.
Centenário do Palmeiras contado em SP
Em São Paulo, a relação do Carnaval com o futebol é mais estreita. Ao contrário do Rio de Janeiro, as torcidas organizadas das equipes têm a sua própria escola de samba. As mais conhecidas são a Mancha Verde, ligada ao Palmeiras, e a Gaviões da Fiel, do Corinthians. Porém, recentemente, a Dragões da Real, de são-paulinos, vem ganhando espaço no Grupo Especial da capital paulista.
Pela estreita relação, o esporte é constantemente representado por essas escolas. Em 2014, por exemplo, Ronaldo ganhou um enredo da Gaviões da Fiel. O ex-jogador já tinha sido homenageado no Rio de Janeiro, em 2003, depois do pentacampeonato, pela Tradição. Este ano, ainda não está confirmado se o R9 irá ao Anhembi.
Em 2015, nessa sexta-feira, o Palmeiras foi o tema da Mancha Verde. Ainda que tardia, a homenagem foi por conta do Centenário do clube, comemorado no ano passado. Como a equipe não estava na primeira divisão do Carnaval, a diretoria preferiu esperar a volta à elite para desvendar a história do Verdão. Um dos grandes convidados da festa, o goleiro Marcos não pôde desfilar, devido ao problema de saúde que teve durante a semana, mas diversos ex-jogadores do clube estiveram presentes, como Ademir da Guia, César Maluco, Velloso e Sérgio.
Já a Águia de Ouro teve um convidado muito especial no desfile. O ídolo rubro-negro Zico aceitou participar da festa da escola, que contou a relação de 120 anos entre o Brasil e o Japão. O ex-jogador, que atuou na "Terra do Sol Nascente" e foi técnico da seleção local, veio na última alegoria, como um dos destaques do enredo.
Fernandão será tema de escola gaúcha
O Carnaval de Porto Alegre não é tão tradicional quanto o do Rio ou de São Paulo, mas, no Grupo de Acesso, a Unidos do Capão fará uma justíssima homenagem ao ídolo do Internacional Fernandão. Com aproximadamente 1,8 mil pessoas, a escola irá narrar a história do capitão, que faleceu após um acidente de helicóptero, no ano passado. Ele também se destacou no Goiás e levantou a taça do Mundial de Clubes, conquistado pelo Colorado, em 2006.
O curioso é que a escola também já homenageou uma personalidade do esporte, mas um gremista. O ex-presidente do Tricolor Gaúcho Fábio Koff foi o tema e as cores da escola – vermelho e branco – foram “transformadas” em azul, preto e branco para representar o cartola.
A rivalidade entre os dois times gaúchos, considerada por muitos a maior do Brasil, também terá espaço no Grupo Especial de Porto Alegre. A SRB Imperadores do Samba trará para a avenida um enredo sobre os opostos e, e uma das alas, a disputa entre Grêmio e Internacional estará representada. O clube colorado, inclusive, já foi tema do Carnaval da escola em 2009.
RE-PA vira destaque no Amapá
A Império do Povo, escola que disputa do Grupo de Acesso do Carnaval do Amapá, vai contar a história do clássico entre Remo e Paysandu, do Pará, na avenida. Neste ano, o maior clássico da Região Amazônica completa 100 anos, e todos os elementos estarão presentes, como o Mangueirão, estádio no qual são realizadas as partidas, e também a lembrança de jogos inesquecíveis.
Já em Florianópolis, a Consulado falará sobre a cidade de Criciúma e o time da cidade, é claro, estará representado. A escola prometeu, inclusive, levar alguns jogadores até o desfile.
Nenhum comentário :
Postar um comentário